Prefeituras

A INNOVA oferece uma solução alternativa aos aterros sanitários, alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual os resíduos sólidos são reaproveitados em unidade de pirólise projetada para atender as necessidades do município. 

Módulos de 50 e 130 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos são ideais para municípios de pequeno e médio porte, garantindo uma solução definitiva aos resíduos com a recuperação de recicláveis e a geração de energia elétrica.

As unidades da INNOVA podem ser instaladas em áreas de pequenas dimensões, são autossustentáveis em necessidade de água e de fácil operação/manutenção.

O reator de pirólise opera a baixa temperatura e na ausência de oxigênio, transformando os resíduos não reaproveitáveis em um gás combustível limpo para aproveitamento energético.

O volume de resíduos a serem enviados para aterros é reduzido em até 90%, podendo também tratar resíduos já depositados em lixões para eliminar o passivo ambiental.

Embora os aterros sanitários sejam atualmente o modo predominante de destinação de resíduos no país, esta solução é claramente temporária e não sustentável pois exige grandes áreas, longo período de monitoramento dos recursos hídricos, solo e ar e enterra materiais que poderiam ser reaproveitados, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Países com modelo de gestão de resíduos mais avançados recorrem cada vez menos a aterros sanitários, investindo na coleta seletiva, reciclagem e recuperação energética dos rejeitos, exatamente o que a INNOVA propõe.

Todos os equipamentos necessários na Usina INNOVA são fornecidos por empresas brasileiras, facilitando a sua operação e manutenção.