Inovação

A INNOVA busca constantemente gerar novos conhecimentos e desenvolver tecnologias e aplicações inovadoras na área de energia e meio ambiente, de modo a se estabelecer como referência tecnológica nestes setores.

Deste modo, a INNOVA estrutura parcerias juntamente com empresas e as principais Universidades do país para conduzir atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em áreas estratégicas. Entre as principais atividades podemos citar:

  • A instalação de unidade da INNOVA no Parque Tecnológico da UNICAMP e a parceria com a Faculdade de Engenharia Química (FEQ) irão permitir a criação de uma plataforma de pesquisa em processos térmicos no país, com o respaldo técnico deste importante centro de pesquisas, assim como o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações industriais.
  • A INNOVA está conduzindo projeto de P&D com o laboratório de Engenharia de Sistemas Biológicos (BIOSE) da Escola de Química/UFRJ para a síntese de químicos e combustíveis a partir do gás de síntese. Este projeto se encontra em execução desde 2012 e constitui uma rota extremamente atrativa de obtenção de combustíveis de segunda geração a partir de resíduos. O projeto foi idealizado em conjunto entre a Universidade e a INNOVA e conta com o financiamento da FAPERJ (Pensa Rio) e CNPq-SETEC/MEC.
  • A INNOVA participa de projeto de P&D juntamente com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Centro de Inovação para a Competitividade (CIC) e a CDIOX, financiado por FURNAS Centrais Elétricas, com recursos da ANEEL. Este projeto se encontra em execução desde janeiro de 2013 e entre outras atividades, está incluído o fornecimento pela INNOVA de uma unidade de pirólise de 1MWe, cujos equipamentos já foram fabricados.